Motivação Infantil

Durante a infância, a partir de certa idade, existe uma dificuldade muito grande de convencer as crianças sobre rotinas diárias que fazem parte da vida como tomar banho, estudar, escovar os dentes etc......
O dentista poderá ajudar bastante, motivando o pequeno paciente com um leve toque de brincadeira e assim transmitir as informações necessárias.
“Ver para Crer”, é assim que começamos nossa abordagem, muitas vezes o paciente ou os pais acreditam que tudo esta bem, mas essa não é bem a verdade.
Assim que o pequeno paciente chega ao consultório fazemos uma foto inicial da situação bucal para acompanharmos o resultado.
Apresentamos a seguir o caso de um paciente de 10 anos onde foi feita a foto inicial e pode-se observar algum manchamento no dente, mas aparentemente uma situação não muito ruim.



Entregamos ao paciente uma “Pastilha Evidenciadora” que é uma pastilha que possui um corante vermelho, pedimos ao paciente para mastigar bem essa pastilha e toda a região que estiver mal escovada e com placa bacteriana vai aparecer em vermelho.
Como vemos a seguir, após a mastigação o paciente apresentou várias regióes coradas indicando as áreas de má escovação.

  

Neste momento o paciente recebe uma escova nova e juntamente com a mãe, as instruções necessárias para uma boa e correta escovação, além de toda uma orientação sobre dieta e os malefícios que uma higiene bucal defeituosa poderá acarretar.

 

Agora solicitamos que o paciente realize a escovação de maneira correta e prestando especial atenção aos locais mais corados em vermelho onde indica que a escovação estava defeituosa.
Após a escovação novamente o paciente recebe a pastilha evidenciadora para poder avaliar qual foi a eficiência da sua escovação. Em novas fotografias o resultado foi o seguinte:

  

Como podemos notar, o paciente ainda apresentava uma escovação defeituosa em algumas regiões, novamente ele volta para escovação e finalmente alcança o objetivo.

  



Os pais recebem algumas pastilhas evidenciadoras e assim poderão orientar os filhos em casa até que se estabeleça uma rotina saudável de cuidados com a higiene bucal.
Leia mais sobre a maneira correta de escovação em (http://www.clinicazequi.com.br/escovacao.html)

Agende uma visita para esclarecer suas dúvidas ou no email: szequi@uol.com.br


Rua Batataes, 391 • Jd. Paulista • 4º Andar - São Paulo • SP • CEP 01423-010
Nome: 
E-mail:   
Mensagem: