A ortodontia é a especialidade da odontologia que corrige o posicionamento dos dentes e bases ósseas (maxila e mandíbula), trabalha com aparelhos fixos e aparelhos móveis e aparelhos ortopédicos além de uma infinidade de acessórios e dispositivos.
Existem as mais variadas formas de trabalhar com os aparelhos disponíveis, pois além da diversidade de material e tipos de aparelhos, existem também inúmeras técnicas para se trabalhar com cada um deles além de variações como a combinação de uma ou mais técnicas de trabalho.
Atualmente os princípios mais modernos indicam que se deve trabalhar com forças leves, contínuas e aparelhos que ofereçam a menor fricção possível para um melhor deslize dos dentes. Estes princípios serão explorados de forma mais efetiva com aparelhos que contenham design e fabricação voltados para esse tipo de objetivo, além de fios especiais como os fios nitinol termo ativados, que são produtos de alta tecnologia maximizando os recursos para o tratamento.
Como exemplo de aparelhos ortodônticos fixos com essas características podemos citar o Damon System da Ormco Orthodontics® um aparelho self-ligation, ou seja, auto ligado, não recebe as borrachinhas ou amarrações em metal para sustentar o fio ortodôntico em posição, ele possui em cada peça uma “porta” que abre e fecha para a inserção ou remoção do fio ortodôntico ou o Forestadent Quick Self-Ligating Bracktes® . O aparelho ortodôntico fixo Sinergy da Rocky Mountain Orthodontics oferece também um sistema de baixo atrito devido o seu design especial. Os fios ortodônticos de nitinol termo ativados, citados anteriormente, são fios de uma liga especial que ao contato com a água fria fica totalmente maleável, quase como um “barbante”, facilitando sua inserção na boca e ao contato com o calor da boca ele volta à sua forma original, imprimindo forças leves sobre os dentes, obtendo assim uma resposta mais biológica dos dentes e o desenvolvimento do tratamento de forma mais efetiva e eficiente.
O tratamento ortodôntico não possui uma idade específica para ser iniciado, depende do tipo de problema que o paciente apresenta e também não existe praticamente nenhuma contra indicação para o tratamento ortodôntico em pacientes adultos, o que na atualidade é muito comum de encontrarmos.
|