Escovação

Para entendermos a importância de uma correta escovação e como ela vai ajudar na prevenção das cáries e doenças da gengiva é preciso saber um pouco sobre o desenvolvimento da cárie.
A cárie para ocorrer é preciso de três fatores:

Presença dos microorganismos específicos como, por exemplo, o Streptococcus Mutans ou Lactobacillus.
-Dieta com presença acentuada de açúcar ou carboidratos.
-Tempo
Resumidamente os microorganismos fazem uso dos substratos durante um certo tempo, formando ácidos que atacam a superfície dental, iniciando a desmineralização da superfície dental e iniciando o processo de cárie. Portanto, se você efetuar uma correta escovação e higiene bucal, será possível diminuir o número de microorganismos, eliminar a presença de substratos e não conferir tempo para a formação de ácidos que iniciam o processo de cárie.

Para uma perfeita Higiene Bucal siga as seguintes orientações:

• Escolha uma escova dental de um tamanho que permita alcançar todos os dentes sem dificuldades e de cerdas macias.

• Escolha um creme dental que contenha Flúor em sua composição (atualmente a grande maioria dos cremes dentais possuem Flúor em sua composição) e Triclosan. Para crianças que ainda possuem o risco de ingestão do creme dental utilize pequena quantidade de modo transversal na escova e pastas que não contenham Flúor em sua composição. O Flúor ingerido em excesso na época de formação dos dentes pode provocar a fluorose dental, que deixa o esmalte do dente manchado geralmente na cor marrom.

• Escove todas as faces dos dentes com movimentos circulares ou no sentido da gengiva para o dente, de forma suave, sem aplicar força excessiva, removendo todos os resíduos e deixando as superfícies limpas. Escove suavemente a superfície da língua também. 

• Entre os dentes utilize um fio dental para complementar a escovação.

• Escove os dentes sempre após as refeições e evite entre as refeições ingestão de alimentos, pois dessa forma você voltará a fornecer substrato para os microorganismos que poderão voltar a produzir os ácidos nocivos a estrutura dental.

• Procure orientar e habituar as crianças a realizarem a ingestão de doces ou açúcar em geral logo após as refeições e em seguida realizarem a escovação. Dessa forma você evita que durante todo o dia ele esteja alimentando o processo de formação da cárie.

• Chicletes sem açúcar podem ser utilizados como auxiliares na Higiene Bucal, mas não substituem a escovação.

• Enxaguantes bucais para uso diário podem ser utilizados para complementar a escovação, 1 vez ao dia, preferencialmente antes de dormir e optar por enxaguantes que não contenham Álcool em sua composição.nte e a ortodontia poderá recuperar esse espaço para que possa ser realizado o trabalho.

Assim foi possível explicar em linhas gerais o que é a ortodontia e suas aplicações, mas para cada caso é preciso uma correta avaliação clínica e exames complementares para que se possa traçar um correto planejamento no sentido da utilização dos melhores recursos para o paciente e suas necessidades.

TÉCNICA DE ESCOVAÇÃO:

Posicione a escova em um ângulo de 45º? entre os dentes e a gengiva;

Realize movimentos suaves, curtos e vibratórios de "vai e vem”;

Para limpar atrás dos dentes posicione a escova verticalmente. Faça movimentos para cima e para baixo. Repita a operação na arcada inferior;

Remova a placa bacteriana lingual, uma das principais causas do mau hálito, com um raspador de língua.

FIO DENTAL:

Utilize o fio dental pelo menos uma vez ao dia. O uso do fio dental é indispensável para obter dentes e gengivas sadios.
Corte cerca de 45 cm de fio dental e enrole as extremidades do fio em cada um dos dedos médios;

Mantendo o fio esticado, insira-o nos espaços entre os dentes de forma a penetrar um pouco na gengiva, sem feri-la;

Curve um pouco o fio de forma que o mesmo envolva o dente formando um “C”. Deslize suavemente;

Para usuários de aparelhos ortodônticos é indicado o uso do passador de fio, que facilita a passagem do fio dental.


Agende uma visita para esclarecer suas dúvidas ou no email: szequi@uol.com.br

Rua Batataes, 391 • Jd. Paulista • 4º Andar - São Paulo • SP • CEP 01423-010
Nome: 
E-mail:   
Mensagem: